Como Pagar suas Dívidas -7 Dicas Poderosas 

Acredito que pagar suas dívidas deva ser uma prioridade para você, pois qualquer pessoa fica com seu emocional abalado quando não consegue pagar suas contas.

Então aprenda como pagar suas dívidas com os sete passos poderosos deste artigo para não fazer parte do endividamento de 78,9% que atualmente está acontecendo no Brasil.

Ainda mais que dívidas nos deixam preocupadas, ansiosas, angustiadas e ainda nos tiram o sono. E isto acaba afetando não só a nossa saúde física, como também a nossa saúde emocional.

pagar suas dívidas
Fonte: Freepik

Muitas dívidas são contraídas por falta de um planejamento financeiro, quando gastamos mais do que ganhamos. Mas outras podem dívidas podem ocorrer devido a algum motivo inesperado. Veja alguns destes motivos logo abaixo:

Emprestar dinheiro para alguém pagar suas dívidas

Isto pode já ter acontecido com você e talvez você contraiu uma dívida para ajudar alguém bem próximo.

Nestes momentos a nossa empatia fala mais alto e nos colocamos no lugar da pessoa. E é provável que se a situação fosse inversa, ela ajudaria você também.

Quando ocorre um acidente e não consegue pagar suas dívidas

Qualquer tipo de acidente, com perdas de bens materiais ou lesões físicas, é com certeza um momento delicado se as pessoas envolvidas não tiverem uma reserva financeira para cobrir estas despesas.

Por contrair alguma doença

Ao contrair uma doença, mesmo que não, seja algo grave, sempre iremos gastar uma quantia que não estávamos prevendo e que certamente irá pesar em nosso orçamento.

Caindo em golpes

Quando uma pessoa cai em algum golpe, ela sofre não só uma perda material como também uma perda moral. O sentimento de tristeza, raiva e frustração é enorme.

Um exemplo de um desses tipos de golpes são o das ligações telefônicas simulando possíveis sequestros de familiares. Muitas pessoas infelizmente caem até hoje neste golpe e transferem dinheiros para os bandidos.

Coloque em prática 7 Dicas Poderosas e saia das dívidas

1. Faça um levantamento de suas dívidas

Faça um levantamento minucioso de todas as suas dívidas para conseguir se organizar. Isso é necessário mesmo que seja desconfortável para você. Conforme vários especialistas da área de finanças, este é um dos passos mais importantes. Então não perca tempo e realize todo o levantamento de suas dívidas.

2. Decida quais dívidas precisam ser pagas primeiro

Algumas dívidas deverão ser quitadas primeiro e geralmente estas dívidas são as dos cartões de crédito devido aos juros altíssimos gerados quando o valor não é quitado.

Por isto que o primeiro passo é fazer o levantamento de todas as suas dívidas para ter ideia de quais são mais urgentes ou importantes.

3. Faça alguma renda extra

Para negociar suas dívidas com seus credores é preciso ter dinheiro certo? Sim, é claro!

Uma das formas para conseguir este dinheiro para pagar suas dívidas é fazendo algum tipo de renda extra utilizando alguma habilidade que você já possui.

E esta habilidade só você saberá qual é, portanto, pense com carinho no que você faz bem e pode cobrar por isso.

4. Não fuja dos seus credores

Mesmo que ainda não tenha o dinheiro para pagá-los, não fuja dos seus credores. Encare os seus problemas de frente, negocie com eles e mostre boa vontade de pagar suas dívidas. Ainda mais que isso pode atrapalhar ainda mais a sua situação

5. Evite fazer mais dívidas

Evite comprar coisas que não esteja precisando com urgência. Ter dívidas gera muita ansiedade e você pode piorar ainda mais a situação se descontar esta ansiedade em novas compras. Em outras palavras, segure sua ansiedade!

6. Não pegue dinheiro com agiotas

Se pegar dinheiro com agiotas, os juros serão altíssimos e você vai criar ainda mais problemas para a sua vida.

Você ainda poderá continuar devendo boa parte do que já estava devendo e ainda terá que pagar o valor que pegou com juros absurdos.

Mesmo que os juros bancários sejam altos, ainda assim é preferível renegociar suas dívidas em seu próprio banco ou direto com seus credores.

7. Pare de se julgar a pior pessoa do mundo

Não fique se julgando, achando que é a pior pessoa do mundo e alimentando sentimentos de remorso, raiva, culpa, tristeza.

Ainda mais que isso não irá te ajudar em nada e pode atrapalhar ainda mais a sua situação, gerando doenças, por exemplo.

Você pode estar se sentindo no fundo do poço, mas aí não é o seu lugar e você vai se recuperar com toda certeza. Acredite e siga sem ficar se lamentando e olhando para trás, pois da mesma forma que entrou irá conseguir sair.

Ficar pensando repetidamente no passado não vai fazer que aconteça nenhum milagre. O que precisa para pagar suas dívidas é focar no presente para conseguir planejar ações que irão repercutir no seu futuro.

Dica Bônus para conseguir pagar suas dívidas e ainda limpar seu nome 

Você sabia que é possível pagar suas dívidas e ainda limpar o seu nome do SERASA com o Programa Serasa Limpa Nome? Acesse este link do site oficial do Serasa para conseguir limpar seu nome e renegociar suas dívidas da melhor forma possível.

Conclusão

Diante de problemas, é essencial manter a calma e a paciência para solucioná-los da melhor maneira possível. Assumir responsabilidade e agir é fundamental para encontrar soluções, em vez de esperar que o problema se resolva sozinho.

O passado pode ser um aprendizado valioso para evitar erros futuros, mas ficar remoendo com raiva e reclamações não traz nenhum benefício para a nossa vida. É mais sábio evitar essas lembranças e focar na resolução dos problemas do nosso momento presente.

Por fim, eu espero de verdade que este artigo tenha ajudado você de alguma forma. Desejo que consiga pagar suas dívidas o mais rápido possível e se organize de tal forma para jamais volte a ter dívidas.

Bye, beijos 😘  

Maria Cecília

Maria Cecília

Sou uma redatora de conteúdo para blog desde 2019 e atualmente atuo como redatora no Blog Coisas de Mulher. Meu objetivo é criar os melhores artigos possíveis, abordando temas relevantes e respondendo às dúvidas e sugestões das leitoras deste portal.